Programação da 2ª Edição de Feira de EaD e Videolivraria

29/04, 30/04 e 01 de maio 2010
O conteúdo faz parte do Programa Ciclo do Conhecimento
Local: Praça Getúlio Vargas - Santa Cruz do Sul / RS
Horário de funcionamento 8h30min às 22h45min
------------------------------------------------
quinta-feira, 29 de abril de 2010
------------------------------------------------

  • Conferência: Tecnologia aplicada à educação - Carmem Lúcia Prata
  • Conferência:O preconceito linguístico - Marcos Bagno
  • Curso: Gestão de Marketing - Marcelo Piragibe Santos
  • Curso: Negociação Empresarial - Carlos Pessoa Coelho Junior
  • Conferência: Direito ás Águas - Saint Clair Honorato Santos
  • Conferência: Nova Cultura da Água - Ana Lorena Guiño Valdez
  • Conferência: Educação Ambiental - Marcos Sá Corrêa
  • Saneamento Básico - Fernando Vellozo Roderjan
  • Conferência: Educação, Crescimento e Desigualdade de Renda - Gustavo Berg Ioschpe

------------------------------------------------
sexta-feira, 30 de abril de 2010
------------------------------------------------

  • Conferência: O Direito à Construção da Ação Adequada ao Caso Concreto - Luiz Guilherme Marinoni
  • Conferência: O Dogma da Coisa Julgada - José Miguel Garcia Medina
  • Conferência: Teoria Geral dos Recursos - Tereza Arruda Alvim Wambier
  • Curso: Direito do Trabalho - Otávio Augusto Reis de Sousa

------------------------------------------------
sábado, 01 de maio de 2010
------------------------------------------------

  • Curso: Direito Processual Civil
  • Curso: Processos Trabalhistas
  • Curso: Cultura Musical

Prova do Exame da Ordem


Santa Cruz do Sul / RS

 Candidatos exibindo o Folder do curso preparatório da CIA / IESDE-BRASIL


A CIA - Central de Inteligência Acadêmica registrou o movimento dos candidatos no dia da prova do Exame da Ordem em Santa Cruz do Sul.
A prova iniciou as 14:00 na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário.
A equipe da CIA, aproveitou a presença dos candidatos para divulgar o curso preparatório para o Exame da Ordem do IESDE-BRASIL, Empresa parceira da CIA.
A Rede IESDE possui o melhor curso preparatório para passar no Exame de Ordem e mais de 200 pontos de atendimento em todo o Brasil. A metodologia do IESDE oferece materiais para autoestudo e simulados presenciais. 

Como funcionam os cursos preparatórios para o Exame de Ordem
  • Materiais inclusos (1.ª e 2.ª fase): 27 DVDs com 208 videoaulas 01 CD com 13 livros digitais em formato PDF
  • Acesso online (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
  • Simulados presenciais.
  • Materiais desenvolvidos pelos melhores professores da área jurídica com larga experiência em preparatórios para provas da OAB.
  • Cursos nas áreas do Direito Civil, Direito do Trabalho e Direito Penal.
Para maiores de informações entre no site http://www.cursoexamedeordem.com.br

Interessados nas regiões dos Vales, podem comparecer na secretaria da CIA - Central de Inteligência Acadêmica, no Colégio Marista São Luís, em Santa Cruz do Sul.
Telefone: 51 9211.4735 / 51 9659.0061
www.centraldeinteligencia.com.br


 
Redação

Motivação e Liderança


REDAÇÃO/RESUMO (Por: Cleitoir Pinheiro Munhoz)

Motivação e Liderança
(Prof.ª Dr.ª Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci)

Alguns homens como eles são e dizem: “Por quê?
Eu sonho com as coisas que nunca
foram e digo: “Por quê não?”

George Bernard Shaw

                A importância do estudo da motivação e da liderança se justifica por ser parte integrante de nosso cotidiano e influenciar na rede de relações interpessoais. Na convivência ordinária ou no ambiente de trabalho a maior consciência de seus aspectos fundantes tornam-se ferramentas indispensáveis a quem deseja o discernimento mínimo na tentativa da melhor decisão ou caminho a ser trilhado com foco nos objetivos imediatos ou ‘longitudinais’ a que se pretende ir em busca.
                O estudo dos principais elementos e suas características ao indivíduo responsável por um espaço de gerenciamento de pessoas ou situações, deve estar presente na atividade cotidiana no que concerne à compreensão do comportamento humano nas organizações de trabalho e as estratégias que melhor cabem a resolução de dificuldades em maior ou menor grau assim, como suas respectivas recompensas.
                Vale ressaltar a condução do tema passando desde o surgimento das primeiras teorias motivacionais que tiveram sua origem na filosofia e psicologia com Sócrates, Maslow, Mccelland até os estudos mais recentes (equidade em Adams, expecitativa em Victor Vroom, estabelcimento de metas em Lock). O estudo mostra sempre a condução do gerente sobre o motivar alguém e como realizar a tarefa e seus métodos válidos ou não quanto à punição e recompensa extrínsicas e intrínsicas aplicadas na prática do trabalho. Elucida igualmente que é fundamental conhecer a influência que o ambiente exerce sobre as pessoas e que é mister identificar necessidades individuais à composição de um programa motivacional que se queira adotar.
                Na abordagem das vídeo-aulas é esclarecedor o modo como o assunto é introduzido e geralmente ilustrado a uma situação baseado em alguma produção cinematográfica conhecida ou menos conhecida. Além disso, no primeiro momento fica muito bem explicado que existe um discernimento simples a ser feito quanto à motivação, sendo ela permeado por fatores extrinsicos e intrinsicos ao ser humano e as variantes que fazem parte dessas características (emocional, cognitivo, biológico, psicométrico, aprendizagem, equidade positiva e negativa ou situacional, por ambiente, etc.)
                Quanto à liderança, ela é apresentada desde seus primórdios: antes, durante e após segunda guerra mundial e traz características de traços, ambiente e contigências em seus aspectos e váriadas formas de desdobramento. Atualmente uma variante é apresentada no exercício do papel do líder e é igualmente ressaltada pela professora Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci: a inserção do simbolismo nessa função que apresenta a figura do Herói a ser seguido devido ao conhecimento, perseverança e qualidades assertivas que tenha exercido.
Segundo Marilsa Tadeucci, a liderança ainda possui traços de relativa presença humana, pois sempre é procurada para se ter a melhor condução de um processo, assim como, um respectivo sujeito que a represente presencialmente ou não. Os líderes podem ser figuras comuns ou não e nisso o estudo segue de Maximiano, Hunter,Weber, Dubrin abordando a liderança no contexto político e do poder até os estudos mais recentes pelas universidades Ohio, Michigan com pesquisas sobre tema onde são elaborados quadros que apontam caminhos de melhor atitudes assertivas baseados em seu planos cartesianos entre tarefas e quadro de pessoal. Há reforço da compreensão de estilos de liderança enquanto autocrática, democrática, liberal e situacional. As abordagens mais recentes passam pela liderança transacional, transformacional, carismática, servidora e a liderança baseada em valores.
O término dos estudos dirige-se a reuniões, suas mais variadas formas de manifestações, formais ou informais e apresenta dicas práticas de como se pode potencializa-las, evitando-se cair em erros na utilização de abordagens condizentes a: preparação, delegação, limites, tempo, objetividade, reforço assertivo, participação, responsabilidade, interrupções/distrações e modelos de atitudes participativas e consultivas para a melhor decisão ou ao menos a maior proximidade de melhor decisão tão almejada por lideranças e liderados nesses momentos.
Existe uma ressalva durante as aulas sobre uma variante de que todo líder sempre sonha encontrar em um grupo e que a professora, orientadora se compraz em re-descrever que é a maturidade do mesmo e de quão importante é quando uma liderança consegue alcançar esse patamar, até porque vai ser esse mesmo grupo que irá possuir futuramente uma auto-suficiência. Essa auto-suficiência servirá de base para circunstâncias onde haja necessidade de o grupo saber conduzir-se quanto à possível saída de um membro dessa equipe, já amadurecida, e sua provável retrogressão no processo de acolhimento ao novo membro a ser incorporado e que ainda não possui todas as qualidades desenvolvidas e necessárias ao rítimo desse quadro de pessoal já em sinergia e em andamento nos êxitos e dificuldades do trabalho e convivência diária.

É muito importante compreender que o comportamento do indivíduo é fruto da sua própria história. E, que a forma como as pessoas se comportam e se relacionam com as outras pessoas, objetos e situações dependem também das características da personalidade.
        
Ziléa Baptista Nespoli

Dr. Waddah Mahmoud El-Hajj e Dra. Nadia Salim Hmeidan são os novos franqueados da CIA

A CIA - Central de Inteligência Acadêmica firmou parceria com os especialistas em Educação Superior Dr. Waddah El-Hajj e Dr. Nadia Salim Hmeidan para ofertar cursos livres na Africa e Oriente Médio na modalidade à Distância.

El-Hajj, é doutor em qualidade e professor na Universidade The American University of London. A Dra. Nadia Salim Hmeidan PhD na AUOL com especialização em FINANCIAL MANAGEMENT

A oferta dos cursos para as regiões contratadas será nos idiomas inglês e árabe pelo link: http://www.centraldeinteligencia.com.br/ksa/





Coordination in Middle East & Africa

مديرة القسم النسائي في الشرق الاوسط و افريقيا
الدكتورة نادية حميدان
رقم الهاتف: 0597900994:
dr.nadia@centraldeinteligencia.com.br email
المملكة العربية السعودية
المدير العام في الشرق الاوسط و افريقيا
الدكتور وضاح الحاج

رقم الهاتف: 0597900993
dr.waddah@centraldeinteligencia.com.br email
المملكة العربية السعودية
Brazil
+ 55 51 9211.4735 - + 55 51 9659.0061
www.centraldeinteligencia.com.br