Alunos da UNICID - Universidade Cidade de São Paulo apresentaram seus Artigos Científicos durante o Programa Ciclo do Conhecimento na CIA - Central de Inteligência Acadêmica.


A sala de multimídia do Colégio Marista São Luís, sede da CIA - Central de Inteligência Acadêmica em Santa Cruz do Sul, estava lotada durante as atividades do Programa Ciclo de Conhecimento da CIA - UNICID -  IESDE, os acadêmicos dos programas de PED - Programa de Especialização em Educação e  PEJ - Programa de Especialização Jurídica, apresentaram seus Artigos Científicos para o público presente e para a banca examinadora como quesito obrigatório.


Entre os alunos que apresentaram seus trabalhos na área de Educação Ambiental o Secretário do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, Alberto João Heck, onde abordou no seu Artigo a Coleta Seletiva – educação e ação para um modelo de desenvolvimento sustentável. Conforme o aluno da UNICID, A produção de resíduos sólidos é inerente ao modelo de vida do ser humano, acarretando em um processo de degradação ambiental e influenciando na qualidade de vida do homem. A geração desses resíduos traz graves problemas, tanto do ponto de vista ambiental, quanto social e de saúde pública. Este trabalho tem por objetivo analisar o sistema de coleta dos resíduos sólidos domiciliares produzidos na área urbana de Santa Cruz do Sul, destacando os principais elementos que compõem o sistema (Prefeitura Municipal; Cooperativa de Catadores; Catadores Autônomos, Empresa responsável pela coleta dos resíduos sólidos, comunidade em geral), bem como sugerir um modelo de coleta seletiva para a cidade, baseado em educação ambiental e em uma política de inclusão social e geração de renda.


O aluno do Programa de Especialização Jurídica, Dr. Dartagnan Limberger Costa, apresentou no tema de seu Artigo Científico a RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO PROTETOR NA JUSTIÇA DO TRABALHO: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NO DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, destacando o debate sobre a flexibilização do princípio protetor tem ganhado, gradativamente, espaço no cenário jurídico brasileiro. As prerrogativas constitucionais e o avanço acentuado que a Carta Política trouxe ao cenário jurídico brasileiro denotam claramente essa prerrogativa dialógica entre o viés do empregado e sua igualdade com o empregador, pelo menos em termos de armas. Nesse sentido, o viés processual que o princípio da proteção alberga, precisa, necessariamente, entrar em discussão para a construção de uma lide mais justa e condizente com os valores de igualdade e paridade de armas entre as partes envolvidas em litígios trabalhistas. Diante disso, o presente estudo comporta uma reflexão crítica sobre esse tema, demonstrando a necessidade de flexibilização das normas heterônomas que depreendem ônus de prova incondizentes com a realidade fática que vislumbra-se hoje na sociedade brasileira.


Para acessar o conteúdo das apresentações realizadas no dia 29 de junho de 2010, clique aqui.






As bancas examinadoras, foram compostas por profissionais altamente qualificados, Doutores, Mestres e Especialistas, entre eles o Ir. Inácio Rowedder - Orientador Educacional do Colégio Marista São Luís, Professora Leia Raquel de Almeida - Coordenadora pedagógica do Colégio Marista São Luís, Luciana Köhler Louzado - Coordenadora Pedagógica da SMEC Santa Cruz do Sul, Professor Sadi Porto, Dr. Dartagnan Limberger Costa, Professor Doutor  Laurício Antonio Cioccari, Orientador UNICID, Professora Siderly do Carmo Dahel de Almeida, Orientador UNICID, Professora Leociléa Aparecida Vieira, Orientadora UNICID e Dra. Irena Garibaldi.


O Coordenador Geral da CIA - Central de Inteligência Acadêmica, Jamal Harfoush, parabenizou os alunos pelas escolhas dos objetos de estudo com proximidade temática em relação aos cursos, a relevância da pesquisa/artigo, a argumentação e fundamentação teórica dos conceitos, a utilização  das referências indicadas na orientação dos trabalhos, a aplicação e se apropriar das indicações e sugestões realizadas, a clareza e coerência textual, a apresentação, no texto, introdução, desenvolvimento e considerações finais e cumprir as normas e prazos no calendário pedagógico dos cursos. E conforme o Coordenador da CIA, "...a  defesa pública é obrigatória dos alunos da UNICID  na CIA, mostraram clareza e objetividade, capacidade de síntese, domínio do conteúdo, coerência entre introdução, desenvolvimento e considerações finais".






































Redação CIA - Central de Informação Acadêmica



DEFESA PRESENCIAL E PÚBLICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Será realiza a defesa presencial e pública dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Especialização em PEJ - ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - UNICID da Turma 002330, PED - PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL da Turma 001545, PED - PROGRMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL da Turma 001419 e PED - PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL da Turma 002032, promovido pela UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO, tendo como orientadores(as) PROF. LAURICIO ANTONIO CIOCCARI, PROF. SIDERLY DO CARMO DAHLE DE ALMEIDA e PROF. LEOCILÉA APARECIDA VIEIRA.

Início: 19:00

Evento aberto ao público.

Para confirmar sua presença, favor ligar para 51 9211.4735 / 51 9659.0061 ou enviar e-mail para contato@centraldeinteligencia.com.br

Desde já, agradecemos sua participação.

Obs.: A CIA - Central de Inteligência Acadêmica, irá emitir certificado aos participantes.

Saudações
Jamal Harfoush
CIA - Central de Inteligência Acadêmica

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



Temos acompanhado o crescimento da educação a distância. Fato que vem possibilitando a formação docente, mas também o número de oportunidades de capacitação a tantos professores.
EAD é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. 

É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente pela Internet. Cada instituição, de acordo com sua metodologia, pode usar os tipos de interação que achar necessário.

A EAD pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação. Pois a metodologia de EAD estimula o aluno a usar a sua autonomia para aprender por conta própria, o gerenciamento do tempo pra estudar entre outros.

A EAD pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação. Além do investimento financeiro que é bem mais acessível que o presencial.

Por isto, educar a distância ou mesmo desenvolver possibilidades de uma educação virtual são marcos desta nova sociedade globalizada. E nos cabe, como educadores e comunicadores, descobrir as melhores formas de desenvolver as muitas possibilidades de ensinar nesse novo modelo, quando não estamos com o aluno a nossa frente. Temos o compromisso de ser profissionais que conseguirão unir áreas tão complexas como a educação, a comunicação e a informática.

Educação a Distância

POR ÂNDRIA FERREIRA ROSA
ESPECIALISTA EM GESTÃO ESCOLAR
UNICID / SANTA CRUZ DO SUL



A Educação a distância é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como, permite também que faça seu auto estudo em tempo distinto. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz.

A EAD deve ser vista como possibilidade de inserção social, propagação do conhecimento individual e coletivo, e como tal pode ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É a possibilidade de formar cidadãos conscientes de seu papel sócio político, ainda que vivam em regiões onde a oportunidade de ensino de qualidade seja remota ou que a vida contemporânea reduza a disponibilidade para investir nos estudos.

A educação a distância é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam freqüentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.

Atualmente, o ensino não presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas quanto em países em desenvolvimento. Novos e mais complexos cursos são desenvolvidos, tanto no âmbito dos sistemas de ensino formal quanto nas áreas de treinamento profissional.

O desenvolvimento da EAD pode ser descrito basicamente em três gerações, conforme os avanços e recursos tecnológicos e de comunicação de cada época: Ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso; Telecursos, com o recurso aos programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas e, a terceira geração - Ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação, as informações são armazernadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações da Web possibilitaram avanços na educação a distância do século XXI.

A EAD caracteriza-se pelo estabelecimento de uma comunicação de múltiplas vias, suas possibilidades ampliaram-se em meio às mudanças tecnológicas como uma modalidade alternativa para superar limites de tempo e espaço. Assim, a Educação deixa de ser concebida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis ao aluno. Na educação a distância, o aluno é desafiado a pesquisar e entender o conteúdo, de forma a participar da disciplina.

Não deve haver diferença entre a metodologia utilizada no ensino a distância e no ensino presencial. As metodologias mais eficientes no ensino presencial são também as mais adequadas ao ensino a distância. O que muda, basicamente, é a forma de comunicação.

As pessoas se deparam a cada dia com novos recursos trazidos por esta tecnologia, que evolui rapidamente atingindo os ramos das instituições de ensino. Falar de educação hoje, tem uma abrangência muito maior, e fica impossível não falar na educação sem nos remetermos à educação a distância, com todos os avanços tecnológicos proporcionando maior interatividade entre as pessoas. Utilizando os meios tecnológicos a EAD veio para derrubar tabus e começar uma nova era em termo de educação.

Esse tipo de aprendizagem não é mais uma alternativa, para quem não disponibiliza da educação formal, mas se tornou uma modalidade de ensino de qualidade que possibilita a aprendizagem de um número maior de pessoas. Antes o EAD não tinha credibilidade era um assunto polêmico e trazia muitas divergências, mas hoje esse tipo de ensino vem conquistando o seu espaço. Porém, não é a modalidade de ensino que determina o aprendizado, seja ela presencial ou à distância, aprendizagem se tornou hoje sinônimo de esforço e dedicação de cada um.