Programa Ciclo do Conhecimento:

CONFERÊNCIA: O QUE SABEMOS E O QUE NÃO SABEMOS SOBRE O UNIVERSO

Descrição
O astrofísico brasileiro Marcelo Gleiser é professor nos Estados Unidos. Nesta videoconferência com participação da plateia, ele aborda o estudo dos astros e a história do universo, demonstrando como a ciência diz respeito a todos, de crianças a pessoas bem idosas, e ainda recupera sua experiência pessoal de menino interessado nos mistérios do mundo e no poder da razão humana.

Minicurrículo do Autor
Marcelo Gleiser
Físico e astrônomo é formado pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro e possui Ph.D. pela King’s College de Londres.

Tempo aprox. da conferência: 1 h 03 min.

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CONFERÊNCIA: REDES SOCIAIS X VIOLÊNCIA

Descrição
Nesta conferência, Maria Odette faz um panorama da violência presente nas escolas brasileiras, como: agressão entre alunos, agressão entre professores e alunos e a depredação do patrimônio público. A professora dá sugestões de como melhorar este quadro, por meio de pesquisas e por sua grande experiência, trazendo o conceito de redes sociais.

Minicurrículo do Autor
Maria Odette de Pauli Bettega
Mestre e Doutora em Educação. Professora Universitária. Avaliadora Institucional do Inep-MEC. Diretora de uma escola comunitária da periferia de Curitiba.


Tempo aprox. da conferência: 0 h 56 min.
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Agenda

DATA HORÁRIO LOCAL
27/08/2010
SEXTA-FEIRA AS 19:00
Colégio Marista São Luís - Santa Cruz do Sul


Evento: público
Realização: CIA/IESDE/UNICID
Informações: 51 92.4735 / 51 9659.0061

Evolução acadêmica

Conhecimento geral:
Evolução acadêmica

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Lato Sensu

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O título de Doutor é atribuído ao indivíduo que tenha recebido o último e mais alto grau acadêmico, o qual é conferido por uma universidade ou outro estabelecimento de ensino superior autorizado, após a conclusão de um curso de Doutorado ou Doutoramento.


É equivalente ao PhD (Philosophiæ Doctor) atribuído nas universidades anglo-saxónicas.




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Wikpédia

DESENVOLVENDO AUTONOMIA NOS ESTUDOS A DISTÂNCIA


POR: ADRIANO JOSÉ SCHERER
Aluno do Programa de Educação / UNICID


Esse curso trás como base a idéia de que o indivíduo, através da dedicação, pode desenvolver caracterristicas e habilidades que são importantes para seu aprendizado nos estudos em EAD.

Para tal, esse projeto apresenta um material com a proposta de que ao chegar ao final do curso, o indivíduo, através de estratégias e elaborações de planos de estudo, possa adquirir as competências necessárias para desenvolver uma autonomia e uma competência que permitam a ele gerenciar esse modo de estudo.

O curso é dividido em quatro partes:
Na primeira parte ele nos apresenta um pouco da história, do contexto e os desafios do EAD.

- História do EAD: basicamente são três os principais momentos que marcaram a evolução do EAD no mundo:

# ESCRITA – entre os anos 1850 e 1960, através dos cursos por correspondência;
# TELEDIFUSÃO – apartir de 1970, quando surgiram as primeiras universidades abertas, e os recursos usados para comunicação foram diversificados.
# TECNOLOGIA E INFORMÁTICA - a partir dos anos 1990, em uma fase bastante conhecida por nós e caracterizada pelo uso de computadores e da internet.

Com o avanço desse último momento criou-se o conceito (TIC), Tecnologia da Informção e Comunicação, que se caracteriza pela desterritorialização, fluidez e flexibilidade no processo de uso das tecnologias na educação.

CONTEXTO DO EAD – Nessa modalidade de ensino, a educação possui objetivos e preocupações semelhantes à presencial, porém sua estrutura é baseada na colaboração entre as partes, que é uma valiosa e essencial vantagem deste método de ensino. Contudo quando o assunto é EAD, existe a polêmica do fator ditância, com o avanço das tecnologias, a distância se tornou algo relativo, e o que diferencia os dois métodos de ensino é apenas o ambiente onde se estuda e alguns recursos utilizados.

Outras características importantes que diferanciam o EAD do presencial são: a flexibilidade, a portabilidade, a formação permanente e personalizada, um investimento financeiro inferior, valorização da capacidade de autoaprendizagem favorecendo assim a formação de bons hábitos como planejamento, autonomia, responsabilidade e gerenciamento do tempo.

DESAFIOS DO EAD – Vários foram os problemas encontrados pelo EAD no Brasil, dentre os principais destacam-se os relacionados a organização dos projetos, descontinuidade dos programas, problemas de ordem cultural, adequação a novas tecnologias, etc...

Contudo de uns tempos pra cá, quando a questão da tecnologia já não assusta tanto, pois ela já está bastante inserida no nosso cotidiano e o crescimento do EAD no país vai a passos largos, existe ainda a necessidade de uma adaptação por parte de alguns alunos nesse processo transitório entre uma modalidade de ensino e outra.

Na segunda etapa esse projeto nos remeterá a compreensão de conceitos relacionados à dimensão da aprendizagem a distância. Ele nos mostra que a gama de opções que a tecnologia nos oferece é imensa, porém cada indivíduo possui um tempo próprio e uma maneira específica de aprender, e que reconhecer um estilo de aprendizagem é fundamental para definir uma estratégia que seja eficaz para a aquisição dos seus conhecimentos.

Alguns estudos foram feitos e deram ênfase a distinção de vários aspectos de aprendizagem, entre elas destaca-se: estilo, habilidade, estratégias, preferências individuais, experiências passadas e vivências atuais, pois mesmo com essas diversas abordagens, é importante que o aluno não tenha essas informações como verdade absoluta mas sim, como indicadores para a identificação e compreensão do seu próprio perfil de aprendizagem.

A terceira parte do livro nos mostra como identificar qualidades para desenvolver uma autonomia nos estudos e discutir estratégias que facilitem a aprendizagem autônoma.

Na educação, autonomia significa a capacidade que o sujeito tem de ‘tomar para si’ sua própria formação, seus objetivos e fins. Essa autonomia rompe velhos conceitos de métodos convencionais e de uma postura passiva.

O aprendiz autônomo participa, interage com o grupo, o que lhe permite a construção de novos saberes, e nesse processo, cria uma motivação interna que faz crecer o desejo de ser capaz, de se superar e de sentir prazer em descobrir o novo.

Por fim, o livro nos remete a uma autoavaliação sobre o processo de aprendizagem no modelo EAD, apresentando questões e dando dicas de como planejar, desenvolver, controlar e avaliar um plano de estudo eficaz que nos ajuda a identificar nosso estilo de aprendizagem e dá dicas de como agir e por fim nos mostra como organizar nosso tempo para da melhor forma poder aproveitá-lo.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Rodrigues, Elisangela Campos; Desenvolvendo Autonomia nos Estudos à Distância; Maxigráfica, 2009.

Apresentação da Defesa dos Artigos Científicos

Taís, Ademir e Adriana durante as atividades do Programa Ciclo do Conhecimento
na CIA - Central de Inteligência Acadêmica



Santa Cruz do Sul

Foi realizada na sede da CIA - Central de Inteligência Acadêmica, no dia 06 de agosto de 2010, o Programa Ciclo do Conhecimento UNICID/IESDE/CIA.  Entre as atividades do Programa, os alunos da UNICID - Universidade Cidade de São Paulo apresentaram seus Artigos Científicos para a Banca Examinadora e o público presente.
 


A aluno Adriana Kist, abordou o tema "A  AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DO EDUCADOR"


RESUMO DO ARTIGO

"Este estudo tem como objetivo discutir a agressividade na Educação Infantil  e o papel do educador diante dessas crianças agressivas. Percebe-se que a agressividade está cada vez mais presente no comportamento das crianças pequenas e isso se deve a vários fatores como as interações familiares e o ambiente social. Através da investigação dessas causas podemos estar colaborando como educadores para a diminuição da agressividade que tanto nos preocupa nos dias de hoje. O educador tem um papel fundamental na escola de coibir essas atitudes agressivas de determinadas crianças.  Através de um estudo de caso  tentamos detectar as causas da agressividade para  ajudar a criança a ser menos agressiva no seu convívio escolar e familiar." Adriana Kist


A aluno Taís Teresinha Moraes Oliveira, apresentou seu trabalho, "Verduras, frutas e legumes: a contribuição de uma alimentação saudável para o desenvolvimento das crianças de três a quatro anos."


RESUMO DO ARTIGO

"A alimentação saudável nos primeiros anos de vida é fundamental para a saúde do indivíduo na fase adulta.   Pesquisas do IBGE       (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2002/2003 revelam que 30% dos brasileiros possuem alguma doença crônica e que 40% da população apresentam excesso de peso. Tais moléstias poderiam ter sido evitadas com práticas alimentares saudáveis na infância.
Principalmente após os três anos de idade, as crianças passam por uma mudança importante de padrão alimentar. Nesta fase, já participam das atividades familiares como também das refeições dos adultos, recebendo o mesmo alimento que a família come. À medida que crescem, diminuem o número de refeições e o interesse pela alimentação. Com o ingresso na escola passam a conviver com horários, o conhecimento de alimentos diferentes daqueles já habitualmente conhecidos no meio familiar e há preferências por doces, guloseimas, bebidas de alto valor calórico e baixo valor nutritivo. Segundo Macedo, “a alimentação é um fator primordial para o crescimento, desenvolvimento e saúde da criança” a adoção de um comportamento alimentar saudável da criança pequena pode ser apontada como importante medida de promoção da saúde, com repercussões positivas na vida adulta. Estudos mostram que a base que sustenta a aprendizagem das crianças pequenas na escola depende do professor. O adulto deve ser o intermediador entre a criança, o objeto de sua ação, e o conhecimento. É preciso facilitar contextos estimuladores que permitam à criança defrontar-se com novas experiências e nas quais possam aprender experimentar, manipularem e observar. No ambiente escolar é o educador quem auxilia as crianças no momento das refeições e, portanto, o desenvolvimento do tema alimentação é de sua responsabilidade. O educador deve estabelecer situações que permitam que as crianças criem novos significados, com os quais poderão dar sentido às aprendizagens. Para isso optou-se pela realização da pesquisa qualitativa, utilizando como modalidade a pesquisa de campo. Para a coleta de dados utilizou-se como técnicas a entrevista com a professora, passeios ao supermercado e observações na hora das refeições. Os resultados obtidos após a entrevista realizada com a professora e das observações de algumas refeições, demonstraram que a maioria das crianças necessita de um incentivo para que as suas refeições se tornem mais saudáveis e prazerosas.

Neste sentido, além de verificar a composição das refeições, o tamanho das proporções dos alimentos oferecidos para a criança, à hora e o local onde serão realizadas as refeições, é necessário conhecer as possíveis divergências de entendimento entre as pessoas envolvidas com a alimentação, sejam elas pais, avós e/ou educadores. Desta forma, a família e a escola têm a responsabilidade de favorecer a adoção de um comportamento saudável por parte das crianças, capaz de encontrar um equilíbrio alimentar para alcançar uma boa qualidade de vida. Para isso, é importante criar opções atrativas e nutritivas às crianças, ou seja, substitutos para todo tipo de guloseima, salgadinhos e refrigerantes." Taís Teresinha Moraes Oliveira


+ detalhes

DEFESA PRESENCIAL E PÚBLICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Taís Teresinha Moraes Oliveira - Verduras, frutas e legumes: a contribuição de uma alimentação saudável para o desenvolvimento das crianças de três a quatro anos.  

Adriana Kist - A AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DO EDUCADOR



Fotos: Divulgação









Alunas da UNICID com o Tutor Ademir Roque Carvalho




A aluna Taís da UNICID, Coordenador da CIA - Central de inteligência Acadêmica e Adriana, aluna da UNICID.






































Redação
CIA - Central de Inteligência Acadêmica
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