Estudo a Distancia

A realidade atual exige uma mudança nos modelos educacionais, é preciso ajustar-se ao processo onde o professor é o facilitador da aprendizagem e o aluno é o aprendiz autônomo que precisa compreender conceitos e reinterpretá-los segundo sua realidade mais próxima. Que mundo se apresentará aos jovens que hoje estão no ensino médio (os que estão!), daqui a 15 anos? Quando os alunos de hoje se formarem, tornarem-se profissionais, cerca de 70% das informações que aprenderam estarão obsoletas. Como estarão os profissionais que hoje se graduam, em atualização tecnológica, daqui a 15 anos?

Analisando a história da Educaçãaõ a distância conclui que a evolução foi grande até os anos 60 os cursos eram feitos por correspondência. Hoje temos as TICs, (Tecnologia da informação e da comunicação) caracterizadas pela desterritorialização, flexibilidade e fluidez. Mas apesar do crescimento há resistência quanto a modalidade a distância e isso devesse , principalmente à história da educação no Brasil.
http://www.inteligenciadinamica.com.br/php/conteudos/artigos/pei.php

http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200885458PM.pdf

http://www.cead.ufjf.br/blog/2010/08/o-desafio-um-novo-paradigma-para-a-educacao/

O mercado de trabalho exige profissionais mais dinâmicos, multidisciplinares e pro ativos. Os professores precisam estar atentos a essas mudanças e entender que não importa a idade e nem o quanto ele esteja arraigado nas práticas da educação tradicional precisam adaptar-se à realidade da EAD. Estamos em constante adaptação e a infinidade de recursos nos faz pensar de maneira diferente. A cada momento deparamos com uma tecnologia; se antes os discursos vinham de livros e longos discursos do professor, agora a Educação a Distância amplia essas possibilidades. Novos Hábitos, novos comportamentos, precisam com urgência serem incorporados à educação. Não existem mais verdades acabadas, devemos construir nosso próprio ponto de vista, nossa verdade particular.

O grande desafio é conquistar a autonomia, libertar a curiosidade, seguir novas direções, indagar analisar e entender que tudo esta em processo de mudança e assim desenvolver a capacidade criadora.

As pessoas, cada vez tem mais dificuldade em aprender o que a sociedade exige, o que na educação é chamado de “crescente fracasso escolar.”

Cada indivíduo tem seu próprio ritmo para aprender de acordo com suas características individuais e precisa reconhecer seu estilo de aprendizagem para criar a melhor estratégia de aprendizagem.

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/ARTIGOS%20E%20TEXTOS/estilos%20de%20%20aprendizagem%20e%20inteligencias%20multiplas.pdf

Conquistar a autonomia é o primeiro passo para o sucesso. Em EAD o aprendiz autônomo sabe que para aprender precisa adotar hábitos, exercitar criar, enfim ter comportamentos que o ajudem a atingir seus objetivos; precisa motivar-se.

http://edijuli.blogspot.com/2010/04/postura-do-aluno-autonomo-da-ead.html

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http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/viewFile/1000/986

Para um melhor desempenho o estudante precisa saber usar as ferramentas, conhecer seus pontos fortes, transformar seus pontos fracos,respeitar seu ritmo e ficar sempre mais à vontade; reinventar seus hábitos.

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-estudo-a-distancia-com-apoio-da-internet/12428/

O uso da auto-avaliação nos cursos da pós-graduação permite constatar vários pontos positivos, entre eles: as mudanças de comportamento dos estudantes e tutores no uso dos recursos e na interatividade, ajustes por parte da tutoria no sentido de sensibilizar e/ou potencializar a aprendizagem a partir das informações obtidas, a melhoria na comunicação tutor x estudante; aprendizagens mais significativas constatadas nas produções; aumento do envolvimento e autonomia do estudante na busca de sua formação.

http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/viewFile/1000/986