Alunos da UNICID - Universidade Cidade de São Paulo apresentaram seus Artigos Científicos durante o Programa Ciclo do Conhecimento na CIA - Central de Inteligência Acadêmica.


A sala de multimídia do Colégio Marista São Luís, sede da CIA - Central de Inteligência Acadêmica em Santa Cruz do Sul, estava lotada durante as atividades do Programa Ciclo de Conhecimento da CIA - UNICID -  IESDE, os acadêmicos dos programas de PED - Programa de Especialização em Educação e  PEJ - Programa de Especialização Jurídica, apresentaram seus Artigos Científicos para o público presente e para a banca examinadora como quesito obrigatório.


Entre os alunos que apresentaram seus trabalhos na área de Educação Ambiental o Secretário do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, Alberto João Heck, onde abordou no seu Artigo a Coleta Seletiva – educação e ação para um modelo de desenvolvimento sustentável. Conforme o aluno da UNICID, A produção de resíduos sólidos é inerente ao modelo de vida do ser humano, acarretando em um processo de degradação ambiental e influenciando na qualidade de vida do homem. A geração desses resíduos traz graves problemas, tanto do ponto de vista ambiental, quanto social e de saúde pública. Este trabalho tem por objetivo analisar o sistema de coleta dos resíduos sólidos domiciliares produzidos na área urbana de Santa Cruz do Sul, destacando os principais elementos que compõem o sistema (Prefeitura Municipal; Cooperativa de Catadores; Catadores Autônomos, Empresa responsável pela coleta dos resíduos sólidos, comunidade em geral), bem como sugerir um modelo de coleta seletiva para a cidade, baseado em educação ambiental e em uma política de inclusão social e geração de renda.


O aluno do Programa de Especialização Jurídica, Dr. Dartagnan Limberger Costa, apresentou no tema de seu Artigo Científico a RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO PROTETOR NA JUSTIÇA DO TRABALHO: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NO DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, destacando o debate sobre a flexibilização do princípio protetor tem ganhado, gradativamente, espaço no cenário jurídico brasileiro. As prerrogativas constitucionais e o avanço acentuado que a Carta Política trouxe ao cenário jurídico brasileiro denotam claramente essa prerrogativa dialógica entre o viés do empregado e sua igualdade com o empregador, pelo menos em termos de armas. Nesse sentido, o viés processual que o princípio da proteção alberga, precisa, necessariamente, entrar em discussão para a construção de uma lide mais justa e condizente com os valores de igualdade e paridade de armas entre as partes envolvidas em litígios trabalhistas. Diante disso, o presente estudo comporta uma reflexão crítica sobre esse tema, demonstrando a necessidade de flexibilização das normas heterônomas que depreendem ônus de prova incondizentes com a realidade fática que vislumbra-se hoje na sociedade brasileira.


Para acessar o conteúdo das apresentações realizadas no dia 29 de junho de 2010, clique aqui.






As bancas examinadoras, foram compostas por profissionais altamente qualificados, Doutores, Mestres e Especialistas, entre eles o Ir. Inácio Rowedder - Orientador Educacional do Colégio Marista São Luís, Professora Leia Raquel de Almeida - Coordenadora pedagógica do Colégio Marista São Luís, Luciana Köhler Louzado - Coordenadora Pedagógica da SMEC Santa Cruz do Sul, Professor Sadi Porto, Dr. Dartagnan Limberger Costa, Professor Doutor  Laurício Antonio Cioccari, Orientador UNICID, Professora Siderly do Carmo Dahel de Almeida, Orientador UNICID, Professora Leociléa Aparecida Vieira, Orientadora UNICID e Dra. Irena Garibaldi.


O Coordenador Geral da CIA - Central de Inteligência Acadêmica, Jamal Harfoush, parabenizou os alunos pelas escolhas dos objetos de estudo com proximidade temática em relação aos cursos, a relevância da pesquisa/artigo, a argumentação e fundamentação teórica dos conceitos, a utilização  das referências indicadas na orientação dos trabalhos, a aplicação e se apropriar das indicações e sugestões realizadas, a clareza e coerência textual, a apresentação, no texto, introdução, desenvolvimento e considerações finais e cumprir as normas e prazos no calendário pedagógico dos cursos. E conforme o Coordenador da CIA, "...a  defesa pública é obrigatória dos alunos da UNICID  na CIA, mostraram clareza e objetividade, capacidade de síntese, domínio do conteúdo, coerência entre introdução, desenvolvimento e considerações finais".






































Redação CIA - Central de Informação Acadêmica