EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



Temos acompanhado o crescimento da educação a distância. Fato que vem possibilitando a formação docente, mas também o número de oportunidades de capacitação a tantos professores.
EAD é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. 

É ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente pela Internet. Cada instituição, de acordo com sua metodologia, pode usar os tipos de interação que achar necessário.

A EAD pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação. Pois a metodologia de EAD estimula o aluno a usar a sua autonomia para aprender por conta própria, o gerenciamento do tempo pra estudar entre outros.

A EAD pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. É mais adequado para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação. Além do investimento financeiro que é bem mais acessível que o presencial.

Por isto, educar a distância ou mesmo desenvolver possibilidades de uma educação virtual são marcos desta nova sociedade globalizada. E nos cabe, como educadores e comunicadores, descobrir as melhores formas de desenvolver as muitas possibilidades de ensinar nesse novo modelo, quando não estamos com o aluno a nossa frente. Temos o compromisso de ser profissionais que conseguirão unir áreas tão complexas como a educação, a comunicação e a informática.