DESENVOLVENDO AUTONOMIA NOS ESTUDOS A DISTÂNCIA


POR: ADRIANO JOSÉ SCHERER
Aluno do Programa de Educação / UNICID


Esse curso trás como base a idéia de que o indivíduo, através da dedicação, pode desenvolver caracterristicas e habilidades que são importantes para seu aprendizado nos estudos em EAD.

Para tal, esse projeto apresenta um material com a proposta de que ao chegar ao final do curso, o indivíduo, através de estratégias e elaborações de planos de estudo, possa adquirir as competências necessárias para desenvolver uma autonomia e uma competência que permitam a ele gerenciar esse modo de estudo.

O curso é dividido em quatro partes:
Na primeira parte ele nos apresenta um pouco da história, do contexto e os desafios do EAD.

- História do EAD: basicamente são três os principais momentos que marcaram a evolução do EAD no mundo:

# ESCRITA – entre os anos 1850 e 1960, através dos cursos por correspondência;
# TELEDIFUSÃO – apartir de 1970, quando surgiram as primeiras universidades abertas, e os recursos usados para comunicação foram diversificados.
# TECNOLOGIA E INFORMÁTICA - a partir dos anos 1990, em uma fase bastante conhecida por nós e caracterizada pelo uso de computadores e da internet.

Com o avanço desse último momento criou-se o conceito (TIC), Tecnologia da Informção e Comunicação, que se caracteriza pela desterritorialização, fluidez e flexibilidade no processo de uso das tecnologias na educação.

CONTEXTO DO EAD – Nessa modalidade de ensino, a educação possui objetivos e preocupações semelhantes à presencial, porém sua estrutura é baseada na colaboração entre as partes, que é uma valiosa e essencial vantagem deste método de ensino. Contudo quando o assunto é EAD, existe a polêmica do fator ditância, com o avanço das tecnologias, a distância se tornou algo relativo, e o que diferencia os dois métodos de ensino é apenas o ambiente onde se estuda e alguns recursos utilizados.

Outras características importantes que diferanciam o EAD do presencial são: a flexibilidade, a portabilidade, a formação permanente e personalizada, um investimento financeiro inferior, valorização da capacidade de autoaprendizagem favorecendo assim a formação de bons hábitos como planejamento, autonomia, responsabilidade e gerenciamento do tempo.

DESAFIOS DO EAD – Vários foram os problemas encontrados pelo EAD no Brasil, dentre os principais destacam-se os relacionados a organização dos projetos, descontinuidade dos programas, problemas de ordem cultural, adequação a novas tecnologias, etc...

Contudo de uns tempos pra cá, quando a questão da tecnologia já não assusta tanto, pois ela já está bastante inserida no nosso cotidiano e o crescimento do EAD no país vai a passos largos, existe ainda a necessidade de uma adaptação por parte de alguns alunos nesse processo transitório entre uma modalidade de ensino e outra.

Na segunda etapa esse projeto nos remeterá a compreensão de conceitos relacionados à dimensão da aprendizagem a distância. Ele nos mostra que a gama de opções que a tecnologia nos oferece é imensa, porém cada indivíduo possui um tempo próprio e uma maneira específica de aprender, e que reconhecer um estilo de aprendizagem é fundamental para definir uma estratégia que seja eficaz para a aquisição dos seus conhecimentos.

Alguns estudos foram feitos e deram ênfase a distinção de vários aspectos de aprendizagem, entre elas destaca-se: estilo, habilidade, estratégias, preferências individuais, experiências passadas e vivências atuais, pois mesmo com essas diversas abordagens, é importante que o aluno não tenha essas informações como verdade absoluta mas sim, como indicadores para a identificação e compreensão do seu próprio perfil de aprendizagem.

A terceira parte do livro nos mostra como identificar qualidades para desenvolver uma autonomia nos estudos e discutir estratégias que facilitem a aprendizagem autônoma.

Na educação, autonomia significa a capacidade que o sujeito tem de ‘tomar para si’ sua própria formação, seus objetivos e fins. Essa autonomia rompe velhos conceitos de métodos convencionais e de uma postura passiva.

O aprendiz autônomo participa, interage com o grupo, o que lhe permite a construção de novos saberes, e nesse processo, cria uma motivação interna que faz crecer o desejo de ser capaz, de se superar e de sentir prazer em descobrir o novo.

Por fim, o livro nos remete a uma autoavaliação sobre o processo de aprendizagem no modelo EAD, apresentando questões e dando dicas de como planejar, desenvolver, controlar e avaliar um plano de estudo eficaz que nos ajuda a identificar nosso estilo de aprendizagem e dá dicas de como agir e por fim nos mostra como organizar nosso tempo para da melhor forma poder aproveitá-lo.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Rodrigues, Elisangela Campos; Desenvolvendo Autonomia nos Estudos à Distância; Maxigráfica, 2009.