Defesa Presencial e Pública: A IMPORTÂNCIA DE ESTABELECER LIMITES NA PRIMEIRA INFÂNCIA.


Tema:  A IMPORTÂNCIA DE ESTABELECER LIMITES NA PRIMEIRA INFÂNCIA.
Orientadora: Professora Maria Terexa Cunha dos Santos
Orientanda:  Sônia E. Von Borowski
Convidada especial:  Professora Lizete Kessler Gassen
Jamal Harfoush, Coordenador Geral da CIA



Foi apresentado no dia 22 de julho de 2010, na CIA - Central de Inteligência Acadêmica, o Artigo Científico da aluna Sônia E. Von Borowski do Programa de Especialização em Psicopedagogia Institucional da UCB - Universidade Castelo Branco.

A defesa da aluna para a banca examinadora abordou o tema A IMPORTÂNCIA DE ESTABELECER LIMITES NA PRIMEIRA INFÂNCIA.


Resumo do Artigo

Este estudo objetiva compreender a necessidade da construção de limites na primeira infância a fim de obter aprendizagem significativa em todas as etapas da Educação. Realizou-se pesquisa analítica, uma vez que serão exploradas as causas e conseqüências da não construção de limites na primeira infância ou mesmo a construção de determinados limites para o êxito no processo de ensino-aprendizagem. O universo de pesquisa foi composto de crianças entre dois e quatro anos da EMEI Sonho Meu. O estudo foi realizado com pais, educadores e observações em sala de aula, sendo a abordagem do problema quantitativa e qualitativa. A quantitativa usada para gerar medidas precisas é explorada para identificar quantos alunos têm problemas em relação à limites. A investigação engloba todo o universo de estudo, ou seja, os alunos dos maternais com a finalidade de refletir sobre as causas e conseqüências da falta de construção de limites. O problema será questionado através de uma perspectiva qualitativa que enfatiza uma análise particular e aprofundada. Obtivemos como resultados desta pesquisa a conclusão de que muitos problemas ocorridos na escola e na sociedade atuais são resultantes da falta de limites de crianças e adolescentes.



Redação