Português elementar: ensinando a base do português através do cotidiano


Por Diane Beank Bencke



O que vem à mente do leitor quando ele lê a expressão Português elementar? Será uma base gramatical do Português do ensino fundamental e médio? Uma instrumentalização técnica para o uso profissional do Português em todas as áreas? Essas e outras dúvidas surgem ao leitor quando se depara com o material escrito e auditivo do curso Português elementar: a língua portuguesa no dia a dia, coordenado pelo professor Sérgio Nogueira e produzido pela IESDE, Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino, empresa que trabalha com ensino através de videoaulas, livros e internet.

Segundo o dicionário Aurélio de 1999, elementar designa (1) relativo ou pertencente a elemento(s); (2) decomposição ou funcionamento simples; primário, rudimentar: mecanismo elementar, idéias elementares; (3)referente às primeiras noções de uma arte ou ciência; (4)simples, fácil, claro; (5)que está na base, essência, origem, essencial, fundamental, básico; (5)circunstância ou fato integrativo da definição legal de um crime. A maioria das acepções elencadas relacionam-se a uma noção de base, princípio. Este é o propósito do curso Português elementar: fornecer um embasamento teórico mínimo na área de Língua Portuguesa, necessário a qualquer indivíduo que for utilizar a língua, tanto para uso estudantil, como profissional, pessoal, etc. Assim sendo, esse material, segmentado em um livro espiralado de exercícios práticos e um material auditivo composto por 20 videoaulas, apresenta conteúdos relevantes ao uso cotidiano da língua portuguesa.

Apresentando evidente domínio do conteúdo e extrema qualidade didática, Sérgio Nogueira, mestre em Língua Portuguesa pela PUC-RJ, profissional com reconhecimento nacional, apresenta videoaulas com duração média de 40 minutos, que cativam a atenção através de recursos como o humor, a modulação de voz, a ênfase em determinados aspectos, a presença de ilustrações e exemplos a partir de diferentes gêneros textuais, as definições de noções gramaticais segundo teóricos, etc. Além de exibirem recursos de diferentes naturezas, as videoaulas apresentam encadeamento lógico, dinamismo, exemplos cotidianos e casos de maior dificuldade e dúvida na Língua Portuguesa, em conteúdos como concordância, pontuação, ortografia, etc.

O primeiro DVD da série, que contém 10 videoaulas, está estruturado, em suas 4 aulas iniciais, em tópicos relacionados principalmente à correta estruturação escrita em Português, e os títulos das aulas são: adequação da linguagem, precisão vocabular, construção frasal e concisão. Nessa etapa, apresentam-se aspectos relevantes, como adequação da linguagem ao gênero e ao destinatário; qualidades do texto, como clareza, concisão, correção, simplicidade, objetividade; níveis de fala existentes; uso de palavras homônimas e parônimas; falsos sinônimos; coesão lexical; defeitos da construção frasal, como em frases longas, ambíguas, invertidas em sua ordem, obscuras, entre outros aspectos. Nos 6 dvds seguintes desse bloco, estão arrolados os conteúdos gramaticais de regência, crase, pronomes , ortografia, pontuação e concordância verbal.

O segundo bloco de videoaulas, por sua vez, que contém as videoaulas de 11 a 20, dá sequência e aprofunda os conteúdos do bloco anterior, incluindo concordância nominal, flexões nominais e verbais, regência, crase, uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos, uso dos pronomes demonstrativos e relativos, ortografia, acentuação gráfica e uso do hífen.

Quanto ao livro da série, trata-se de um complemento interessante ao material em áudio, que apresenta exercícios sobre os conteúdos, estruturados especialmente a partir de frases, com gabarito ao término.

Assim sendo, pela qualidade inerente ao material, Português elementar: a língua portuguesa no dia a dia é altamente recomendável, pois aquele que assistir a todas as aulas e realizar os exercícios de forma completa, corrigindo seus erros, terá o que o curso se propõe: oferecer uma base gramatical para uso cotidiano do Português, essencial a qualquer pessoa que deseja falar ou escrever a Língua Portuguesa de forma correta.

_______________________________



Faça seu curso na CIA - Central de Inteligência Acadêmica
Telefone: 51 9211.4735 / 51 9659.0061
www.centraldeinteligencia.com.br