Gêneros, Formas e Estilos Musicais

CLEITOIR PINHEIRO MUNHOZ

            Na composição de musicas e melodias existe uma vasta variedade de gêneros, formas e estilos. Conhece-los um pouco mais vem a ser um pré-requisito para quem que vir a se aventurar nesse mundo tão presente em nosso dia-a-dia.
             “Alguns desses gêneros são definidos por região geografia, como a música brasileira, indiana ou argentina. Outra maneira de agrupar as composições é considerar a ordem cronológica dos períodos da história ocidental, como renascença, barroco, clássico, etc. Ou então os modos de composição como concerto, ópera, sinfonia, etc. Outras categorias referem-se aos estilos, como rock, pop-rock, rap, reggae, jazz, valsa, samba, tango, música eletrônica, new age, etc.”
            Como cada artista possui um fundamento sonoro e um sistema de construção de sua  arte musical é muito importante descobrimos as raízes e intenções do músico quando o apreciamos, pois nessa arte há expressão de idéias que dá a forma ao que está sendo expresso.
            Dois elementos usados na composição são: repetição e contraste cuja descrição dá-se por elementos básicos usados para dar forma à composição. A primeira trata de encadear a música pela repetição de idéias e a segunda trata da composição de sons ou da oposição de sons, diferentes padrões sonoros. Entre eles podemos elencar: Ritmo, Altura, Andamento, Dinâmica, Caráter, Harmonia, Timbre, Silêncio, etc.
            Entre as formas musicais destacam-se a Abertura (introdução a uma obra lírica); Concerto para solista  “(...) composição instrumental em que há um diálogo, mesmo de oposição entre um ou vários instrumentos e o conjunto da orquestra;” O Conceito Imperador, com tonalidade em Mi bemol, de Beethoven, para exprimir idéia de grandeza ou sugerir idéia de poder; A dança (peça de concerto, inspirada em ritmos de dança); como a valsa que  “deriva de danças camponesas alemãs e austríacas, surgiu no século XVIII e somente no século XIX teve seu sucesso.” Destacam-se ainda a polonaise, polca, mazuca, tango, samba, etc, como formas de dança. Já o poema sinfônico é determinado por idéia ou motivo extramusical descritivo ou poético, conhecido como música programática, enquanto que a  “sonata é uma peça quase sempre instrumental geralmente em vários movimentos para um solista ou grupo (...) surgiu no século XVI.” Por fim, a sinfonia, que significa reunião de sons marcados primeiro, segundo, terceiro movimento e movimento final.
            No gêneros e estilos populares se tem a dança afro-brasileira: O samba, o Choro com ritmo agitado e alegre; a Bossa Nova, o Baião, Rock’n Roll provindo dos EUA (1950) e 1970 o Rap, antecedido pelo Blues e Gospel, tendo seu auge em Nova York. E depois, o mesmo transformou-se em Hip-Hop que significa mexer os quadris, devido seu ritmo, dinâmica e velocidade corporal jovial.